domingo, abril 25, 2010

Sonic Youth @ Coliseu do Porto

23 Abril 2010. Lotação esgotada. Foi assim que a Mui Nobre Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto os recebeu.


Para os reis do alternativo pede-se um concerto alternativo, para uma banda de culto pede-se uma noite de culto, para um dia perfeito pede-se pede-se uma banda perfeita. 3 desejos que pedi para esta noite e que me foram entregues de bandeja, não sou pessoa de religiões mas prometo rezar 3 Pais Nossos e 4 Avés Marias pela benção que me foi dada.


Às 22:00h começou o som das guitarras a invadir o meu cortex cerebral para por lá se alojar durante 1:50h. A experiência de uma banda conta muito e eles já andam todos nos 50's e sabem como dar bons concertos. O de 6a feira foi foi mais centrado no álbum The Eternal, já de 2009 e um grande álbum diga-se de passagem. 2 guitarras e 1 baixo é o normal numa banda, agora 3 guitarras em ruídos estridentes (e audíveis) ao mesmo tempo com o baixo e a bateria a marcar o ritmo é que que não é para qualquer banda. Por vezes trocavam e ficavam 2 baixos e 2 guitarras... Completamente insano. De notar a "artilharia" de guitarras e baixos à disposição da banda nas laterais do palco, contei +/- umas 20 guitarras e 5/6 baixos. Após umas malhas valentes saída da sala e regresso para o 1º encore o qual foi completamente alucinogénico. No 2º encore já na Death Valley '69 e para catarse colectiva os 2 guitarristas juntaram as suas guitarras no ar roçando os braços das mesmas uma na outra gerando assim um final arrasador. Foram também às grades com as guitarras deixando o público distorcer à vontade com elas. A eles tudo lhes fica bem.



Para penúltimo parágrafo guardei a cereja, a qual não ficou em cima do bolo mas sim nos meus ouvidos. O incrivel som da sala. Esteve impecável sempre, limpo e sem variações, só na última música é que baixou "um bocadinho" mas também se compreende dada a espiral de distorção/caos que se gerou na sala. Assim dá gosto.

Tenho a certeza que naquela noite assisti a um vedadeiro milagre e com essa convicção afirmo: "In the name of the Father, the Son, and the Holy Spirit... God Bless you, Sonic Youth".

1 Comments:

Anonymous Joaninhaboaboa said...

Grande concerto;)

10:08 da tarde, abril 28, 2010  

Enviar um comentário

<< Home