terça-feira, abril 13, 2010

Dick Dale e The Sonics

Casa da Música, Sábado, 10 Abril, 23:30.

Há momentos que só acontecem uma vez na vida. Ver o "King of the Surf Guitar" é um deles.



Vamos já direitinhos para o concerto sem estar aqui a enrolar muito. Em primeiro lugar convém salientar que o "Homem" já tem 72 anos, sim 72 e que o seu 1º album data de 1962 mas passeou a sua classe em cima do palco percorrendo-o de uma ponta a outra. Com 2 putos, um no baixo e outro na bateria "destrocou" uns riffs valentes de Surf Guitar. Dick Dale tem a faca e o queijo na mão e corta-o na medida que quiser, refiro-me à sua guitarra Fender. Faz com ela o que quiser. Houve tempo para tudo incluindo uma Jam-Session com o baterista com os 2 a tocarem bateria ao mesmo tempo.


Tempo também para com as duas baquetas tocar baixo como se este se tratasse de um xilofone, genial. Mostrou os seus dotes vocais nalgumas músicas, poucas pois o seu reportório é mais instrumental. Tocou tambem harmonica e trompete. A ele é que a expressão "Homem dos 7 instrumentos" encaixa que nem uma luva. Deu um concerto de hora e meia como se a sua idade não fosse uma barreira com direito a várias versões e com a inevitável Misirlou guardada para o encore.

De notar os diferentes estilos das passoas que assitiram ao concerto. Desde Rockabillys, Motards, Metaleiros Old-School, Betinhas, Lolitas e Senhores com cabelo branco. O que não havia nem um era putos com borbulhas e morangos com açucar. Presenciei alguns ilustres como o Miguel Angelo dos Delfins, o baterista/Vocalista dos Bunnyranch e aquele "cenas" da Sic Radical de cabelo comprido e argola no nariz que faz sempre os directos do Rock in Rio, não, não é a "Enciclopédia do Metal" do António Freitas é o outro. Alguém ajuda ai??

Quanto aos The Sonics confesso não ter visto o inicio mas a faixa etária (1965 o 1º album) não deve andar muito longe do Dick Dale. Banda lendária do Garage Rock da década de 60 reuniram-se à pouco tempo para "umas Rockalhadas". Bom concerto também e a interação público/Banda foi mais evidente aqui.

Ficou provado nesse Sábado uma coisa. Não há limite de idade para "Rockar". Basta "Heart, Soul & Mind". Se perguntarem a um "Cota" se ele ainda vai lá? Ele responde: Enquanto tiver lingua e dedo não há mulher que me meta medo! Se a pergunta aqueles senhores fosse se ainda dão concertos? Eles respondiam: Enquanto tiver pé e mão toco até no Cazaquistão.

Beijos e abraços para a comunidade ;)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Surprise! Just Copy-Paste ;)

http://www.youtube.com/watch?v=8F2p9qBE0L0

9:14 da tarde, abril 14, 2010  
Anonymous Anónimo said...

estás feito um jornalista. sim senhor. estou a ver-te em julho na sic radical a fazeres os directos do optimus alive com as pitinhas todas atrás de ti a dizerem "mãe, estou aqui e estou bem e já tenho sítio para passar a noite".

10:24 da tarde, abril 14, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Elas têm um rico sitio pa passar a noite... Em casa do Helder!! lol

9:39 da tarde, abril 15, 2010  

Enviar um comentário

<< Home