sábado, novembro 26, 2005

Para um fim de semana desportivo...

A meio de um relato de futebol:"Chega agora a informação...o jogador que há pouco saiu lesionado foi vítima de uma fractura craniana no joelho."

"TENHO O MAIOR ORGULHO DE JOGAR NA TERRA ONDE CRISTO NASCEU" (Djair, do Belenenses ao chegar em Belém/Restelo dia que assinou contrato com este clube).

"NEM QUE EU TIVESSE DOIS PULMÕES ALCANÇAVA ESSA BOLA" (Roger, jogador do Benfica)

"EM PORTUGAL É QUE É BOM. LÁ, A GENTE RECEBE SEMANALMENTE DE 15 EM 15 DIAS" (Argel, jogador do Benfica)

"QUANDO O JOGO ESTÁ A MIL, MINHA NAFTALINA SOBE" (Jardel, jogador do Sporting)

"EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊS DISSE" (Derlei, do F. C. PORTO, numa entrevista ao Record)

"NO PORTO É TODO MUNDO MUITO SIMPÁTICO. É UM POVO MUITO HOSPITALAR" (Deco ao comentar a hospitalidade do povo tripeiro)


"JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHO AQUÁTICO GRAMÁTICO" (César Prates, SPORTING)


"O DIFÍCIL, COMO VOCÊS SABEM, NÃO É FÁCIL" (Jardel - Sporting)


"HAJA O QUE HAJAR, O PORTO VAI SER CAMPEÃO" (Deco - Porto)


"SE ENTRA NA CHUVA PARA SE QUEIMAR" (Denilson - Benfica)


"O DECO É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL" (Pinto da Costa ao recusar a oferta de um clube espanhol)


"NÃO TEM OUTRA, TEMOS QUE JOGAR COM ESSA MESMA" (Jaime Pacheco, do Boavista, ao responder pergunta do repórter se eles iriam jogar com aquela chuva)


"QUEREM FAZER DO BOAVISTA O BODE RESPIRATÓRIO" (Jaime Pacheco, Boavista)

"JOGAR À DEFESA PODE SER UMA FACA DE DOIS LEGUMES" (Jaime Pacheco, Boavista)


Gabriel Alves


Gabriel Alves - Depois de um remate de Zahovic no jogo Benfica-Académica: "...e Zahovic a chutar com o pé esquerdo que é o seu pé direito!!!"

Comentário de Gabriel Alves num jogo do Mundial dos EUA (1994): "uma humidade relativa, muito superior a 100%"

Durante a Final da Taça UEFA, entre Bayern e Bordéus. Gabriel Alves mostra dotes artísticos: "Reparem como os jogadores do Bayern se movimentam descrevendo figuras geométricas... o futebol é uma arte plástica"


Ouve-se no estádio algum publico a gritar: "Ó Pinto da Costa, vai pró ca...". Diz Gabriel Alves no mesmo instante: "O público entusiasmado, a apoiar as duas equipas"

Jogo de hóquei - Um jogador recebeu a bola e passou-a a outro jogador. Gabriel Alves comenta nestes termos: "Fulano passou de uma função receptora para uma função emissora..."

Gabriel Alves: Intervalo de um jogo. Um fedelho qualquer está agarrado às redes que separam as bancadas do relvado. Comentário do Gabriel com um sorriso nos lábios: "Os putos vão à bola... e gostam...
"

Jogo da Supertaça 1995 (Sporting vs. Porto) em Paris: Gabriel Alves experimenta o seu francês: "Superavit [superioridade] tecnicista dos centro-campistas do Sporting em relação aos do Porto"

Campeonato do mundo nos EUA - jogo Suécia vs. Roménia. Comentário do Gabriel Alves a uma jogada de ataque da equipa romena: "George Hagi, estratega da equipa..... (pausa enorme) ... Raducioiu ... (lido assim mesmo) ... (nova pausa) ..... Já perdeu tempo de remate ... Golo!"

Gabriel Alves e o polivalente Paulinho Santos: "... é um jogador polivalente na defesa, que tanto joga a central como a central de marcação." Gabriel Alves contínua: "Vejam como Paulinho Santos não deixa Sá Pinto penetrar!!!"

Durante o Euro96, no primeiro jogo Alemanha-Rep.Checa, Gabriel Alves afirma entusiasticamente: "Existem muitos jogadores alemães a jogarem no campeonato germânico"

Gabriel Alves comenta a juventude de Hugo Leal: "Este jogador é uma jovem esperança do futebol português que se não se vislumbrar nem embandeirar em arco se poderá concretizar numa certeza."

Gabriel Alves e a nova táctica que Souness aplicou no Benfica: "O Benfica está em excelente forma, a jogar num 3x4x3x3"

Gabriel Alves comenta um excelente pormenor técnico de um jogador: "trabalhando muito bem debaixo das pernas do adversário"

Gabriel Alves, Referindo-se a Beckenbauer: "Um senhor futebol que fez parte da fabulosa selecção que foi campeã MUNDIAL da EUROPA em 1974...."

Durante um jogo do Benfica:"Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível ... (pausa)...mas não, é Veloso"

Na sucessão de vários erros típicos do arbitro em campo, ouve-se o brilhante comentário:"...e o Arbitro foi agora atingido por um objecto estranho, provavelmente atirado por um TELESPECTADOR..."

No jogo Portugal-Mali do Campeonato do Mundo de Sub 20 a decorrer na Nigéria, comentário de Gabriel Alves: "A selecção do Mali tem um futebol com perfume selvagem, com um odor realmente muito fresco..."

Num jogo do Sporting:
"Neste estádio ouve-se um silêncio ensurdecedor"


- No decorrer de um jogo Setúbal - Boavista a bola ressalta nas "partes baixas" de um jogador e entra na baliza:
"O Boavista acabou de meter um golo...(pausa).. sexual"


Noutro jogo da selecção de esperanças:
"Cândido Costa é um jogador que joga bem pela esquerda, pela direita e pelos flancos"


No jogo Barcelona - Juventus para a liga dos campeões:
"E aí está uma enorme cavalgada de Thuram... este homem é um leão"


Quando Vítor Baía actuava no Barcelona:
" Vítor Baía, o melhor guarda redes do Mundo e provavelmente da Europa"


"Os adeptos do México funcionam como um autêntico 13º jogador"

Comentário final de um jogo:
"Foi um jogo incolor, insípido e inodório..."

- Comentário a um golo de Paul Gasgoine:
"E aqui está, um golo substantivo que nem pode ser adjectivado"

Descrevendo Maradona:
"E aqui está, Maradona, 26 anos, Argentino, nascido em Buenos Aires, joga com a bola nos pés..."


Romário... um jogador baixo, possante, possuidor de um grande... Perdão! De um baixo centro de gravidade, pelo que roda muito bem sobre si, e tem grande estabilidade nas curvas..."

Na cerimónia de abertura do mundial de Espanha:
" E agora entram as danças sevilhanas da Catalunha"


No início de uma transmissão:
"E agora vamos transmitir o jogo Costa do Brasil - Marfim"


Gabriel Alves comenta uma excelente defesa de Silvino ao serviço do FC Porto: "Eeee pá... Silvino... a levar a mão às bolas..."

Durante um jogo do Sporting: Gabriel Alves decide mostrar o seus conhecimentos sobre anatomia: "Juskowiak tem a vantagem de ter duas pernas!"

Durante o aparatado encontro entre SL.Benfica(0) e FC.Porto(5), ouve-se a certo momento, Gabriel Alves, a tecer o seguinte comentário: "Jardel.... um jogador com um tempo de salto de 70 centímetros..."

Gabriel Alves, outro brilhante e típico comentário: "Um passe para uma zona de ninguém, onde realmente não estava ninguém!"

No estádio José Gomes, do Estrela da Amadora (Reboleira), a "mítica" dupla, Francisco Figueiredo/Gabriel Alves trava o seguinte diálogo: GA: "...relvado em muito más condições para a prática do futebol. Não é assim Francisco Figueiredo? _ conforme podes constatar aí em baixo no relvado... FF: "Confirmo, péssimas condições!! E eu que vim para o campo de SAPATINHOS FINOS..."

Gabriel Alves, numa descrição "detalhada" de um estádio de futebol... "É um estádio bonito, moderno, arejado..."

No fim de um jogo da selecção nacional, Gabriel Alves comenta: "A selecção não jogou nem bem nem mal, antes pelo contrário..."

Num jogo do Benfica, Gabriel Alves... atento ao desenrolar do jogo..."O Benfica está a jogar num futebol de passe curto...(pausa)... e passe longo, consoante as ocasiões..."

Giggs, um jogador que remata bem do meio-campo para a frente" (comentário num jogo do Manchester)

Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo..." (comentário no jogo Suécia - Roménia do Mundial 94, após o golo de empate dos suecos)

No início do jogo Porto - Belenses para a Superliga:
"...e podemos ver que o público está vestido"

No mesmo jogo após um canto marcado pelo Porto, referindo-se a Costinha:"Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva"