sexta-feira, abril 28, 2006

Jornal A Bola - e a azia chega ao extremo...

O que eu vou escrever é só isto: PALHAÇOS e BAIXOS!!
(o restante é retirado do site do FCP)

Reles, impróprio para consumo, miserável, mesquinho, deplorável. A edição de 25 de Abril do jornal A Bola tentou, pela enésima vez, fazer humor à custa do presidente do F.C. Porto, apostando numa canalhice de mau gosto e avançando num caminho sem retorno. O diário desportivo brincou com a gravíssima doença de uma criança para atingir terceiros. Isso diz tudo acerca da escumalha que valida tais critérios.

A azia está para durar. É sempre assim quando o F.C. Porto é campeão ou vence uma competição europeia. Os sais de frutos desaparecem das prateleiras dos hipermercados, as farmácias vendem como nunca embalagens de medicamentos antiácidos, os jornais de tendência sulista assumem as dores dos perdedores. É uma sina inerente a cada conquista azul e branca, um dano colateral que, sinceramente, não justifica mais que um penitente encolher de ombros. Os pobres de espírito não são merecedores de muito mais.

Os portistas há muito estão identificados com a lógica do jornal A Bola e não estranham a diferença de tratamento entre o F.C. Porto e outros emblemas. Todos sabem que isenção e independência estão longe de ser conceitos que norteiam as chefias da Travessa da Queimada. Basta pegar, por exemplo, na edição desta quarta-feira para perceber a mórbida dor de cotovelo que lhes tolhe a visão.

Este caso, todavia, fixou-se para lá de todos os limites da decência. Estamos a falar da morbidez de uma chalaça que, sinceramente, só nos faz ter pena de quem a concebeu e, ainda mais, de quem a aprovou. Ou será que os responsáveis em questão são tão néscios que apenas se preocupam com as suas páginas do jornal, aquelas onde se curvam perante um clube e tentam esbater os feitos dos outros?

O histerismo e a raiva desta gente indecorosa não afecta minimamente o F.C. Porto. A falta de rigor jornalístico só dá vontade de rir. Muito mais que as piadas forçadas e pouco criativas. O que efectivamente revolta é esta leviandade intolerável. A vitória do F.C. Porto em Penafiel e os festejos do 21º campeonato terão constituído uma rara alegria na vida injustamente fragilizada daquele menino.

Que tipo de gente consegue brincar com uma coisa destas?

4 Comments:

Blogger HUGO said...

Parabéns Luis por este furo jornal]istico. Realmente esta notícia é um bom exemplo da canalhice da classe jornalística lisboeta. O Porto continua a ganhar e isso continua a incomodar muitos portugueses. Era tudo mais fácil se fosse sempre o mesmo clube a ganhar; esquecia-se a crise, esquecia-se que o desemprego teima em continuar a subir; o poder económico das famílias portuguesas é cada vez menor; esquecia-se que a polícia trata ela própia do negócio das armas. Enfim, o povo andava feliz e isso era o mais importante. Mas desde 1978 que um clube de bairro, como eles dizem, começou a ganhar umas coisitas e aí o país entrou em crise, como se vívessemos todos num oasis antes disso acontecer.

Mas sem me desviar da notícia o que ela representa é um puro mau gosto que agincalha um jovem que não deve usar aquela máscara pela estética da mesma. Brinca com a doença de uma pessoa e aproveita para de uma maneira grotesca para fazer uma ligação ao Pinto da Costa. Mas acreditem que brincarem com o Pinto é o que menos me incomoda, a isso já estou habituado, e confesso que també acho piada a certas que se diz do homem. Agora aproveitar esta situação para isso é que não.

E depois dizem que o Jogo é um jornal tendencioso. E os outros são o quê?

Saudações des(portistas)

2:17 da tarde, abril 30, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Oh Luís...
Com tanta coisa interessante para falar, porque é que só falas de futebol? Há mais coisas para além da bola como por exemplo música, livros e afim, isto é coisas de interesse comum...

8:37 da tarde, maio 02, 2006  
Blogger Luís said...

oh anónimo...

Musica e livros??

Vai à Fnac!!!
Eu não tenho muito jeito para essas matérias...
Cada um fala do que gosta e sabe.

De qualquer modo obrigado pelo conselho... fica registado!!

10:32 da manhã, maio 04, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olá outra vez, Luís!
Realmente a cultura e a musica podem ser encontradas na Fnac e não nos campos de futebol, nem mesmo durante a transmissão televisiva dos mesmos!Qual foi a ultima vez vez que foste à Fnac? Quem não sabe mais limita-se a falar da bola... Acredito que gostes de futebol, mas não posso concordar com a parte de tu "perceberes" de futebol... Lamento...mas acho que está na hora de ires à Fnac

11:56 da tarde, maio 08, 2006  

Enviar um comentário

<< Home