sábado, dezembro 03, 2005

Ainda bem que sou de Esquerda!!!!

Caros ACerianos,

um destes dias fui dar com um blog que dá pelo nome de Politica XIX, O blog que a Esquerda detesta. Dei-me ao trabalho de ir lendo alguns artigos lá publicados e se alguns deles são claramente de uma Direita moderada, outros há que pecam por serem demasiado conservadores (chegando a roçar o fundamentalismo), xenófobos, provenientes de ideais de uma Direita mais radical. É claro que fiquei chocado com muitos dos artigos e com os comentários que se lhes seguem. Ainda bem que não tenho amigos destes!!

No entanto, a Direita continua a proporcionar momentos de puro humor, principalmente quando pretendem justificar certas injutiças sociais com um simples raciocinio darwiniano. Reparem bem nesta justificação dada para a fome no mundo:

A principal razão para a fome no mundo é bem mais simples e prende-se com a própria essência da vida na Terra. A tendência natural das espécies é a de progredir para formas de vida mais evoluídas. A forma como se processa essa evolução foi explicada por Charles Darwin (1809 - 1882), com a teoria da selecção natural. A evolução das espécies é tornada possível pela concorrência que existe entre indivíduos da mesma espécie, que competem pelo mesmo alimento ou em certos casos pelas mesmas fêmeas. A consequência é a de que, os indivíduos mais fracos acabam por morrer de fome ou não se reproduzem. Os mais fortes por seu turno sobrevivem e reproduzem-se, pelo que a próxima geração será uma geração de indivíduos mais aptos e com maiores capacidades.
A fome surge portanto como um elemento introduzido pela própria Natureza e essencial para o progresso das espécies. Já antes, Thomas Malthus (1766 – 1834) que se dedicara à observação de populações de animais e de plantas, concluira que tanto as espécies de animais como as de plantas produzem sempre um número de descendentes significativamente superior àqueles que têm possibilidade de sobreviver. Ou seja, a fome é um fenómeno natural. A evolução das espécies não é no entanto a única razão pela qual existe a fome na Natureza. É também a fome que permite manter o equilíbrio em complexos ecossistemas, impedindo que determinadas espécies cresçam desmesuradamente destruindo o equilíbrio.


....
Posted by TheStudio at março 10, 2005

Não sei o que acham mas, para mim, isto é completamente intratável!!! O homem deve ter estado preso numa ilha deserta centenas de anos e não reparou ainda que a sociedade humana não se rege exactamente da mesma maneira que as restantes espécies animais. Além disso, apresenta uma justificação completamente anacrónica e desfazada da realidade: de facto, existe sim uma superprodução alimentar que, se bem distribuída, daria para acabar com a fome no mundo. O problema não está no famoso cliché "Só os mais forte sobrevivem", mas sim na falta de solidariedade e de generosidade (a não ser que propocione alguns lucros!) dos mais fortes para com os mais fracos. E não falo aqui de sucessivas esmolas que favoreçam o espiríto de mendigagem, falo sim do apoio à criação de estruturas que possibilitem o desenvolvimento económico-social dos mais fracos: Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar. (provérbio chinês)


Meus caros, podem encontrar mais momentos de humor como este e até melhor. Passem por politicaxix.blogs.sapo.pt e deliciem-se com algumas "pérolas".


Abraço a todos...